sexta-feira, 25 de maio de 2012

DIA INTERNACIONAL DA TIREÓIDE

Oiiiiii!!!

Hoje é dia de prestação de serviço, rsrsrs... útil para uns e inútil para outros, mas que sirva de alerta no reconhecimento e ou prevenção de doenças ligadas a nossa tireóide. Resolvi postar porque muitas pessoas vivem brigando com a balança e conheço muitas meninas que torceram para terem hipotiroidismo e  resolver o problema do peso. Felizmente não é bem assim... felizmente porque quem tem hipotiroidismo fará uso de medicamentos por toda vida e isso é um saco!!

Apenas 27% das pessoas com excesso de peso possuem este distúrbio o resto (73%) possuem a chamada "Boca Nervosa", rsrsrs... e algumas pessoas, como eu, possuem os dois - hipotoroidismo e boca nervosa - huhu!! que M....!!

 Então, vamos lá:

"A tireóide é uma importante glândula do nosso organismo e produz hormônios que tem como uma das suas principais funções regular o metabolismo. Quando ela não funciona adequadamente pode levar a repercussões em todo o corpo em graus variáveis de severidade, desde sintomas que muitas vezes podem passar desapercebidos até formas extremamente graves que podem trazer risco de vida."

Os principais sintomas do hipotireoidismo são:

• fraqueza e cansaço,
• intolerância ao frio,
• intestino preso,
• ganho de peso,
• depressão,
• dor muscular e nas articulações,
• unhas finas e quebradiças,
• enfraquecimento do cabelo,
• palidez.

Outros sintomas que podem aparecer mais tardiamente são: fala lenta, pele ressecada e espessada, inchaço de mãos, pés e face, diminuição do paladar e olfato, rouquidão, menstruação irregular, dentre outros.

Os principais sintomas do hipertireoidismo são:

• taquicardia,
• perda de apetite,
• perda de peso importante,
• nervosismo, ansiedade e inquietação,
• intolerância ao calor,
• sudorese aumentada,
• fadiga e cãibras musculares,
• evacuações freqüentes,
• irregularidades menstruais,

Outros sintomas que podem também estar presentes são: presença do bócio (papo), fraqueza, sede excessiva, aumento do lacrimejamento, dificuldade para dormir, pele fria e úmida, vermelhidão ou rubor da pele, pele anormalmente escura ou clara, queda de cabelo, descamação e rápido crescimento das unhas, náuseas e vômitos, atrofia muscular, tremor nas mãos, diarréia, pressão sanguínea alta, dor nos ossos, protusão dos olhos (exoftalmia), visão dupla, aumento da probabilidade de aborto, dentre outros.



Por hoje é só.
Beijão.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

PRO DIA NASCER FELIZ

Oiiii!!

Bom humor é tudo, mesmo naqueles momentos pós jacada, kkkk... não, eu não jaquei... AINDA!!

Para lembrar sempre:

" As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.

Elas sabem fazer o melhor das oportunidades

que aparecem em seus caminhos." (Clarice Lispector)


Vamos aproveitar melhor o dia e agarrar a oportunidade de ser feliz. Eu mereço, você merece, NÓS merecemos isso!!



Tenham uma linda quarta-feira!
 
Beijão.









segunda-feira, 14 de maio de 2012

PREGUICINHA

Oiii!!

Passei pra dizer que não vou sumir, apenas estou com uma baita preguiça em função do tratamento. Quinta-feira fui na minha médica verificar o hemograma e a minha imunidade estava bem baixa, saí de lá e fui direto pro banco de sangue para uma transfusão. Desde que saí do hospital esta foi a primeira vez que precisei, pois, a injeção Granulokine não subiu o suficiente para o ciclo do tratamento. Na sexta-feira e no sábado fiz a QT e como é de se esperar domingo e hoje estou meio enjoadinha e molenga, mas até amanhã estarei ótima.

Sei que muitas pessoas já sacaram qual o problema de saúde que eu estou enfrentando e vencendo e só evito em detalhá-lo aqui no blog porque não quero tranformar este espaço num consultório médico e nem me considero apta para falar sobre o tratamento, alimentação e remédios. Fiz a besteira de vasculhar na Net sobre a doença, me apavorei e isso não é legal. Quem tiver curiosidade sobre o assunto basta entrar em http://www.heloisaorsolini.com/, uma modelo, professora de yoga e apresentadora da MIXTV que passa pelas mesmas agruras que eu. Ela é leve, descontraída e carrega uma bandeira linda em prol da ABRALE. Vale a pena ler!

Nesse espaço eu foco em minhas nuanças e a minha vida é muito mais do que a doença. Tenho casa, marido e um filhão lindo pra cuidar e lógico,  quero descobrir coisinhas que facilitem o dia-a-dia e nos tranformem em Divas intelectuais porque só casca bonita não está com nada. Corpo, alma e intelecto têm que andar juntos, não é?!

A RA está legal, sem jacadas e o peso descendo lentamente... o importante neste momento é a minha saúde e esse processo é para garantir o meu bem estar, o que vier junto é lucro.

FRUSTRADA -  sempre usei óleos de banho e descobri agora que eles não hidratam, apenas impedem que a água do corpo evapore deixando um cheirinho bom. Então meninas, para pele ressecada só tem um jeito: muuuuuita hidratação com cremes. Neste momento estou usando um da Victória Secret's - Frozen Pear, Peony and Peach Blosson - acho meio grudento, mas tem um perfume frutal gostoso, com cara de banho. Passo antes de dormir porque durante o dia ou quando saio quero mais é o meu perfume. Vale o custo/benefício porque ele é bem concentrado e um pouquinho já faz uma lambança, rsrsrs...

Por hoje é só.

Beijão.


segunda-feira, 7 de maio de 2012

FELIZ E TRISTE

 Oiiii!!

 Estranho o título de postagem, não é?! Mas é assim que estou hoje.
 Hoje a Neide (minha assistente do lar) foi embora... Estou feliz porque é muito bom ver uma pessoa que convive com você por nove anos crescer profissionalmente. Quando ela entrou aqui tinha apenas a antiga quarta série do fundamental, todavia, tinha dentro de si uma vontade imensa de crescer e cresceu. Fez o supletivo e conseguiu após muita lutar terminar o ensino fundamental e o ensino médio e, agora está concluindo o seu curso de técnica em enfermagem já com um novo emprego, como enfermeira em uma clínica de idosos. Ela se dedicou muito e merece! PARABÉNS, Neidoca!! Que o Pai Celestial te abençõe nesta nova jornada!

 Mas estou triste porque perdi uma funcionária honesta, limpa e de moral ilibada. Agora estou à procura de uma nova assitente que possa cuidar do meu lar com o mesmo carinho com a qual cuida da sua casa. Pra ser sincera havia arrumado uma por indicação da própria Neide, mas hoje de manhã ela avisou na portaria que não iria mais trabalhar para mim (nem sequer se dignou a vir me avisar pessoalmente!). São tempos difíceis, pois, nem sequer começou e já desistiu e por aqui é muito complicado encontrar pessoas dedicadas e de confiança para cuidar do seu recanto abençoado.

 Tenho certeza que alguém muito especial está à caminho e se a "fulana" não deu certo é porque o lugar é para esse ser tão especial que vai chegar.

 Também tenho que pular de alegria, pois, emagreci dois quilos de sexta-feira pra cá. Fiz direitinho a S.B. e desinchei!! Só pode ser inchaço, não é?! Mas estou feliz e tenho a certeza que logo, logo volto a entrar nas minhas roupas "magras" com muita saúde com a graça de Deus.

 Café da Manhã de hoje:
  •  Ovo mexido com tomate, queijo mussarela ligth e muito cheiro verde.
 Almoço (peguei por quilo numa padoca aqui perto):
  • Uma linguiça, 1 filé de frango, abobrinha refogada e cmpletei com um pratão de salada de alface com tomate aqui de casa.
Café da tarde:
  • Um copo de leite desnatado
Jantar (ainda vou fazer):
  • Bisteca de porco sem gordura
  • Chicória refogada
  • Salada de rúcula, tomate e mussarela de búfala
 Não tomei o lanche da manhã porque estava fora de casa e voltei quase na hora do almoço, mas por incrível que possa parecer cheguei sem fome ao almoço. Pra ser sincera o meu problema começa a noite, então vamos ver como fica a minha responsabilidade nesse período, não é?!
 Por hoje é só.
 Beijão.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

FAMÍLIA, JACADA E AFINS PORQUE A VIDA É ASSIM...

Oiiiiiii!!

  Ontem eu não consegui blogar porque logo pela manhã fui tirar o meu sanguinho e levar o resultado pra médica verificar a minha imunidade e adivinhem... dá-lhe Granulokine por 5 dias (injeção subcutânea  que mexe na medula para aumentar a imunidade)!! Vocês já espremeram o dedo numa porta e ficaram com o dedo latejando? Pois é, esse é o efeito da injeção, só que nos grandes ossos do corpo. Aff... nem Lisador, Paracetamol ou o raio que o parta dão conta pra tirar a dor. Mas o importante é que estou viva e me curando, não é?!

  A tarde eu e meu filhote visitamos a nossa ortodontista para apertar a ferragem da boca. Sim, sou uma balzaca de sorriso metálico, por que?!

  Na volta passamos no supermercado para abastecer a geladeira com ovos, presunto, queijos, filézinhos, etc,  pra caprichar na S.B.. Daí que o Bonitão ( e é Bonitão messsssmo) mirou numa gôndola e viu caixas fondue de queijo e disse que queria, que eu havia dito que fondue é comida de inverno, que ainda não era inverno mas que estava frio e depois de mais uns nem sei quantos "que" eis "que" duas caixas pularam no carrinho e vieram pra casa com a gente pra fazer na sexta-feira.

  Chegamos em casa e o meu filho insistindio no tal de fundue e que a ocasião exigia a presença do seu tão amado tio/padrinho com a namorada. Pronto, lá fui pra cozinha pensar numa alternativa S.B. de acompanhamento pro queijo derretido. Fatiei alguns fiés de frango e grelhei-os, fervi salsichas de frango ligth e enchi potinhos com azeitonas verdes, cebolinhas, cenourinhas e lógico, pães variados porque quem esta de dieta sou "EU ". E tudo brindado com garaná zero e vinho (pra visita, é óbvio!). 

  Os queridos chegaram e a mesa já estava posta à espera de ataque e adivinhe só quem mais atacou?! Elementar: EU!! Comecei com as azeitonas, depois vieram as cenourinhas, as cebolinhas, mas a culminância do evento foi o meu ataque aos pães. Sim, perdi a cabeça, virei os olhinhos e caí de boca no pão francês fresquinho. Que raiva de mim, se ainda tivesse comido o integral, mas não, perdi a semana por um pãozinho branco FDP!!

  E aqui estou eu inchada, com raiva e recomeçando a dieta. Que dó, que dó, que dó!!! Que dó nada, quem mandou ser besta e perder o foco e a razão. Tá vendo, não posso passar perto de um carboidrato venenoso que cometo engordocídio. Palmas para mim!!!

  Por hoje é isso: RECOMEÇAR!!

  Beijão.

FILHO FELIZ - MÃE NERVOSA

quarta-feira, 2 de maio de 2012

RETORNO A SOUTH BEACH

Oiii!!

  Depois de quase um ano sem aparecer nesta casinha, eis-me aqui de novo. Muitas coisas aconteceram neste período, algumas boas, outras nem tanto e uma que definitivamente virou-me de ponta-cabeça. Mas a vida é assim, retiramos força de onde não imaginamos existir. Só posso dizer que este tem sido um período de aprendizagem. Curiosas?! Ainda não estou preparada para enfrentar o divã "on line" e assim, vou contando aos poucos o que passou e se passa comigo.  Só adianto que fiquei do dia 23 de novembro ao dia 31 de dezembro internada e uma semana na UTI, a coisa foi punk, mas aos poucos vou retomando a vida, o trabalho e a DIETA.
  Emagreci muito (30 quilos!!) e por incrível que possa parecer tive que tomar suplementos para engordar, rsrsrs... e agora eu tenho que emagrecer e controlar o peso porque o tratamento exige uma grande carga de corticóides e com eles o peso sobe na velocidade da luz. Hoje estou na casa dos 70 (já engordei 15 quilos!!) e para quem chegou aos 97 posso dizer que estou bem. Também não posso cometer loucuras, pois o tratamento é desgastante e acaba com a imunidade, então, a RA tem que incluir frutas, legumes, verduras e carnes magras. Então, dá-lhe SOUTH BEACH (a partir da segunda fase) porque é saudável e não foge do básico das dietas prescritas por nutricionistas, aliás, foi escrita por um renomado cardiologista
  Também tenho pensado em participar de um grupo de ajuda AMIGOS DO PESO, mas para isso preciso da autorização da minha médica, pois, não posso frequentar lugares cheios e abafados devido a baixa imunidade. Mas falta pouco, estou quase remida e com fé na cura porque tenho a companhia do Pai Celestial e estou nas mãos de uma excelente equipe médica.

  O importante é que voltei e estou aqui para escrever a minha história, mudar a partir dos erros, fortalecer com os acertos e crescer como ser humano.

  Por hoje é só.


Beijão.

terça-feira, 1 de maio de 2012

PARA COLORIR A VIDA: CONFIE SEMPRE...

"A vida tem a cor que você pinta."

E eu estou  aprendendo colorir a minha. Estou voltando...

Beijão.



CONFIE SEMPRE


" Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia." - CHICO XAVIER