sábado, 4 de agosto de 2012

PARA REFLETIR

FORJANDO A ARMADURA -  Rudolf Steiner (1861-1925)

Nego-me a submeter-me ao medo,
Que me tira a alegria de minha liberdade,
Que não me deixa arriscar nada,
Que me torna pequeno e mesquinho,
Que me amarra,
Que não me deixa ser direto e franco,
Que me persegue,
Que ocupa negativamente a minha imaginação,
Que sempre pinta visões sombrias.
No entanto não quero levantar barricadas por medo do medo,
Eu quero viver, não quero encerrar-me.
Não quero ser amigável por medo de ser sincero.
Quero pisar firme porque estou seguro,
E não para encobrir o medo.
E quando me calo, quero fazê-lo por amor
E não por temer as consequências de minhas palavras.
Não quero acreditar em algo só por medo de não acreditar.
Não quero filosofar por medo de que algo possa atingir-me de perto.
Não quero dobrar-me só porque tenho medo de não ser amável.
Não quero impor algo aos outros pelo medo de que possam impor algo a mim.
Por medo de errar não quero me tornar inativo.
Não quero fugir de volta para o velho, o inaceitável, por medo de não me sentir seguro no novo.
Não quero fazer-me de importante porque tenho medo de ser ignorado.
Por convicção e amor quero fazer o que faço e deixar de fazer o que deixo de fazer.
Do medo quero arrancar o domínio de dá-lo ao amor.
E quero crer no reino que existe em mim.
                                                                                                                              

SERÁ QUE O MEDO TEM EMPERRADO O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO?

Sempre fui uma pessoa com o peso em dia, engordei na minha gestação e não consegui reverter o processo de engorda. Os anos foram passando e as pessoas se acostumaram a me ver mais "cheinha" e eu de certa forma me acomodei a essa nova forma, de bola. Tentei inúmeras dietas, médicos e poções miraculosas, mas todas sem sucesso.

O tempo passou e num piscar de olhos me vi com 97 quilos. A ficha caiu e eu comecei a levar a sério uma dieta - a South Beach. Levei dois anos para chegar aos 70 quilos e de repente... veio a doença, o câncer no sistema linfático. Do dia para noite emagreci e quando saí do hospital estava pesando 58 quilos. Só que não fiquei saudável, pois, perdi além da gordura corporal muitos músculos, fiquei esquálida e sentia dores no corpo todo. Dormir virou martírio porque sentia meus ossos contra a cama e doía muito.

Tive que tomar Ensure, Sustagem e vitaminas para engordar e com o sucesso do tratamento quimioterápico o peso aumentou na velocidade da luzzzzzzzzz. Agora estou aqui na lida, lutando para emagrecer...

Às vezes quando subo na balança e vejo que o peso diminuiu, me pego pensando: "Será que é efeito da RA e da AF ou é a doença querendo espaço?" E daí bate um medo danado e acabo me boicotando.

Eu sei que preciso emagrecer, é questão de saúde (a obesidade favorece a proliferação de células cancerígenas) e eu não quero mais pertencer a nenhuma lista de estatíscas da OMS.

Não sei o que está acontecendo comigo. Antes creditava na magreza à beleza e o bem-estar, agora ela me dá medo...

Por isso me identifiquei com o texto do Rudolf Steiner e tenho certeza que ele reflete muitos medos da nossa personalidade. E você tem medo do quê?

Por hoje é isso.
Beijão.

Maio/2011 82 quilos

10 comentários:

  1. Menina, que história de vida, isso nos dá coragem que perdemos tão facilmente quando estamos lidando contra algo forte, mas vc disse tudo, emagrecer é necessário pela nossa própria saúde, n como ja aconteceu c vc no seu tratamento, isso foi consequencia de seu corpo debilitado, mas agora não... bjkas enorme e que Deus lhe abençõe....

    ResponderExcluir
  2. nossa que vida em ... nem sei o que falar .. mas vc tem que ter bons pensamentos ... esquece o passado as coisas ruins ... lembre se que Deus te deu uma nova oportunidade de vida ... em fim .. via a vida com saúde .. beijos flor.

    ResponderExcluir
  3. Ameiiiiiiiiiii seu post, a poesia e o blog... Mto massa mesmo, vou até copiar.
    Olha, temos que ter fé e seguir em frente, nos alegrarmos no caminho, pq soh assim acho q a vida faz sentido.
    Bjao
    Luana

    www.segunda-feira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Meu marido escrevendo um blog sobre emagrecimento??
    Vixe!!
    Você não conhece a figura, ele fala cada coisa que é melhor nem ouvir... quanto mais ler! kkkkk

    Amiga, acho que medo é uma das coisas que não tive...
    O que tive de sobra nesses anos todos foi a falta de confiança de que conseguiria emagrecer, seguido da preguiça em arregaçar as mangas com AF! rs
    Toda vez que pintava o desejo de emagrecer eu já logo me dava como uma fracassada...
    ... pensando sobre isso acho que essa falta de confiança era pela idéia errada que fazia ao emagrecimento de que teria que ser muito forte para passar fome e me privar de comer as coisas que eu gosto se eu quisesse ser magra...
    Mas hoje eu vi que emagrecer não precisa ser sofrido, que não preciso fazer dietas malucas ou restritas, mas bastou trocar meu foco da imagem do corpo que desejo ter um dia pelo foco de buscar o aprendizado de saber comer e acostumar meu corpo com as quantidades certas no seus tempos certos e principalmente indentificar as atitudes que me levam a engordar. ^_^
    Será que não tem um fundo parecido sobre a idéia de relacionar sofrimento e restrição com o processo de emagrecer que te causa o medo com a sua saúde?
    Bjs

    É isso que venho fazendo dessa vez e pela primeira vez acho que estou conseguindo emagrecer de verdade, pois não é o corpo que estou mudando, mas a minha mente e atitudes.

    ResponderExcluir
  5. Ultimamente tenho MUITO medo de pessoas... do que virá delas, do que elas dirão... já fico armada, essas pessoas tem nome, tem endereço, estão comigo quase que diariamente, em meu trabalho... ouvi muito delas, sofri muito pelo que ouvi... não posso falar exatamente o quê, pois são coisas direcionadas ao meu trabalho... mas valeu o poema pra eu encarar esse meu medo. Eu sei que vou superar, e que nada mais virá!!!!
    Eu não sabia que vc teve câncer; quero dizer que és uma vitoriosa, uma linda mulher vitoriosa. Siga os teus sonhos, não deixe que sombras o cubram. Estarei rezando por vc, minha amiga blogueira!!!!

    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Flor, acho que talvez seja o caso de ter um acompanhamento psicológico...

    Pq as questões que te permeiam são mesmo muito sérias e acho que nenhuma publicação das meninas aqui vão dar efetivamente conta de te ajudar.

    Sua luta é mais intensa que a da maioria...

    No mais, torço demais por você!!!

    Beijoshttp://filhadefrida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Avoh, vc é muito especial! Acho que esse seu medo faz parte do seu processo, mas não deve dominar sua mente. Questionar esse tipo de pensamento e trocar por outros positivos é o que Irá lhe fortalecendo aos poucos!!! Eu leio muito Louise Hay. Vc já ouviu falar? Ela venceu um cancêr vencendo os pensamentos negativos e sabotadores tb! Tem o vídeo do "você pode curar a sua vida" no youtube. Eu vejo sempre. Como tenho tendência a ser sempre muito ansiosa, sempre acho que no final, as coisas podem não dar certo pra mim e isso cria uma angústia absurda. Porém, hoje sei que é tudo culpa do meu pensamento que pode e deve ser modificado sempre que não me ajudar em nada. Terapia tb me ajudou demais. Demais mesmo e quero voltar assim que $$$ melhorem. Bom, eu espero ter te ajudado ao menos um pouquinho. A gente sempre tende a dividir o que nos faz bem e Louise me faz muito bem mesmo. Que sabe tb não te ajuda. Um bjo e fique firme.

    ResponderExcluir
  8. Flor, que guerreira vc é venceu batalhas e emagrecer pra você não vai ser tão dificil...tb te aconselho uma terapia(aliás eu tb preciso) vai te ajudar a vencer e ir mais longe...virei sua fã...para o alto e avante!

    ResponderExcluir
  9. Puxa amiga que barra em?! Mas graças a Deus voce foi forte o suficiente pra estar aqui contando sua experiencia para nos!!!

    Que foto linda!!! reflete alguem linda por dentro e por fora!


    grande beijo que deus ilumine cada dia mais a sua vida!

    ResponderExcluir
  10. Oi avoh
    Que foto linda!
    Concordo muito com a rachel,tb leio muito a louise,seus livros são lições de otimismo e fé.
    Vc eh muito forte e guerreira,Tenha certeza que deus olha por vc hoje e sempre.
    Bjossss e ótima quinta!

    ResponderExcluir