quarta-feira, 10 de setembro de 2014

21 DIAS PARA MUDANÇA DE HÁBITOS

Olá!

O assunto de hoje é interessante para todos que desejam mudar algum hábito indesejável. Já havia lido a respeito, mas ainda faltava aprofundamento teórico e principalmente aquele "start" interior para colocá-la em prática.E agora é a hora, pois, estou em casa e longe das tentações sociais que comprometem a minha vida saudável.

Primeiro vou tentar eliminar tudo o destrói a minha reeducação alimentar, sejam alimentos, sejam atitudes ou a falta delas nos próximos 21 dias. Ficou curiosa? Não precisa ficar, basta ler um pouquinho aí embaixo:

Essa metodologia de reprogramação mental surgiu no Oriente e afirma que os  nossos hábitos são formados pela repetição consciente e inconsciente num período de 21 dias. Mesmo existindo há milhares de anos e sendo praticada do outro lado do mundo, só foi codificada em 1960 pelas mãos do Dr. Maxwell Maltz.

A TEORIA DOS 21 DIAS foi criada pelo Dr. Maxwell Maltz, cirurgião plástico, ao perceber mudanças de comportamento em seus pacientes 21 dias após as cirurgias. Seus registros geraram um livro - Psico-cibernética - uma das primeiras obras de auto-ajuda do mundo. Depois dele, muito teóricos trouxeram a teoria à tona, cada um voltado para a sua área de interesse.

Existe até um livro chamado a Dieta de Manhattan, onde a autora Eileen Daspin, garante que podemos reorganizar nosso cérebro em 21 dias e assim, modificar o nosso paladar.

Mas se você realmente tiver interesse em conhecer o tema basta ler os artigos do coaching Antônio Azevedo em

 http://www.antonioazevedo.com.br/archives/967


Segundo  Antônio Azevedo " há um fenômeno neuroquímico no cérebro que regula a nossa percepção do que é uma novidade. As novidades estimulam a nossa amígdala cerebral e o sistema reticular, partes do cérebro responsáveis pela alerta, pelo aprendizado profundo e pela atenção. Se persistirmos em fazer a mesma coisa por muito tempo, nosso cérebro se acostuma e não investe mais em criar circuitos de sinapses cerebrais para prestar atenção nela… Isto é, entramos em “modo zumbi” e paramos de aprender. E se fizermos por pouco tempo, não teremos suficientes benefícios de consolidação das mudanças neurológicas que servem de base para a mudança e implantação do novo hábito."

Vale a pena visitar o site e conhecer detalhadamente os fundamentos dessa teoria. Eu não tenho nada a perder, então, a partir de amanhã começarei a colocar em prática o ritual dos 21 dias na tentativa de quebrar alguns padrões de pensamento que me limitam, impedindo de alcançar alguns objetivos.

Vou seguir as instruções abaixo e passar por aqui para registrar o meu dia-a-dia. Será que alguém aí topa esse desafio?

5 passos para criar seu hábito:

1. Use um calendário: marque seu progresso nele e deixe-o num lugar bem visível. Isso ajudará você a persistir e ficar orgulhosa de cada conquista!
2. Cutuque a sua memória! Arrume um jeito de se lembrar do hábito. Escreva no espelho, programe no seu celular, peça para alguém lembrá-la...
3. Tenha um compromisso. Faça uma aposta consigo mesma: você vai mentalizar a mudança na sua vida ao longo dos 21 dias. Não importa o que aconteça!
4. Eleja suas prioridades: escreva o que você quer pensar, sentir e fazer durante os 21 dias. O roteiro ajuda a se organizar e serve de estímulo.
5. Mude um hábito por vez. É exaustivo tocar mil planos ao mesmo tempo, há o risco de não dar conta de nada. Faça uma mudança de cada vez!

Embora?
Beijão.

Um comentário:

  1. Lá tinha lido a respeito, mas nunca coloquei em prática...
    Vou usar os 5 passos que vc citou, pra fazer da AF um hábito na minha vida!!!
    Bjs! =)

    ResponderExcluir