sábado, 20 de setembro de 2014

AMARELO DO BEM

Olá!


Depois de dias de calor insuportável, veio a chuva mansa refrescar o meu final de semana e oportunizar o consumo de comidinhas funcionais e quentinhas... tem pãozinho fresquinho no forno, sem glúten e sem lactose e com especiarias para dar um boooommm no metabolismo. Mas a  receita fica para outra postagem, pois, o objetivo é falar de uma especiaria AMARELINHA que só traz benefícios á saúde e de quebra ajuda a queimar os pneuzinhos, rsrsrs...

Eu descobri as propriedades da cúrcuma ou açafrão da terra através de uma reumatologista, há dois anos atrás, quando comecei a sentir dores nas articulações dos joelhos e das mãos. Fiz uma série de exames e nada constou, então, ela me apresentou um jeito mais natural - açafrão da terra - para aliviar as dores. E funcionou, tomei cápsula de 500mg deste tempero fantástico e a dores sumiram.

O tempo passou e um dia desses descobri em um artigo da Revista Máxima outras propriedades dessa belezura e resolvi novamente apostar nessa raiz e compartilhar  com vocês, todos os benefícios dela. Abaixo, o texto "ipsis litteris" da Revista Máxima:


Imagem da WEB

 O açafrão (ou cúrcuma) equilibra os níveis de açúcar no sangue e mantém o organismo sempre em bom funcionamento, o que ajuda na constante quebra de gordura. Os especialistas garantem que é possível eliminar 4 kg em 21 dias incluindo esse tempero no cardápio ou fazendo uso oral de uma cápsula de cúrcuma diariamente.

Como funciona

 O açafrão pisa no freio do ganho de peso no momento em que chega ao intestino. É o que garante o médico Barry Sears, presidente da Fundação de Pesquisa sobre Inflamação (EUA): "Numa dieta normal, milhões de toxinas passam pela corrente sanguínea e contribuem para a formação de células adiposas. Quando elas inflamam, a pessoa engorda, e o açafrão ataca justamente esse processo". Estudos explicam que o tempero diminui a produção de gordura e ainda age como um anti- inflamatório natural. Tudo graças à curcumina, substância que dá o pigmento amarelo ao alimento. "Ela faz uma varredura, eliminando as toxinas e acabando com as inflamações, que podem estar em forma de gordura localizada e celulite", afirma a nutricionista Vanessa Mara Lodi, de Florianópolis (SC).
Essa faxina começa quando o açafrão encontra as células adiposas do nosso corpo e emite uma ação mutiladora que quebra a gordura. O sistema imunológico coopera nesse processo e aumenta o poder de limpeza das células. Os cientistas descobriram ainda que o tempero paralisa a produção de moléculas que colaboram com a formação do tecido gorduroso. E não é tudo: o açafrão também é termogênico, ou seja, aumenta a temperatura corporal, o que ajuda a acelerar ainda mais o metabolismo. A afirmação é da americana especialista em longevidade Dian Griesel. "Quando as células estão quentes, o metabolismo delas acelera - é como se elas tivessem deixado o sofá e saído para uma corrida", afirma. Sozinho, o efeito térmico pode queimar 350 calorias por dia. 
Quando o processo emagrecedor evolui, a cúrcuma trabalha para curar o corpo, impedindo que os quilos perdidos retornem. Em outra pesquisa, descobriu-se que o açafrão é capaz de reparar os tecidos do fígado que foram danificados por toxinas. "Esse órgão sadio diminui a quantidade de ‘lixo’ circulando e isso reduz a necessidade do corpo de produzir gordura", afirma Dian Griesel.
O tempero também melhora a habilidade do corpo em equilibrar o açúcar no sangue. Numa amostra clínica conduzida na Ásia, pessoas pré-diabéticas foram submetidas a uma dieta com açafrão por seis meses. Nove meses depois, nenhuma delas havia desenvolvido a doença, enquanto 19% das que estavam no grupo de controle e que não comeram açafrão ficaram diabéticas. A cúrcuma ainda combate o mal de Parkinson e o Alzheimer, de acordo com estudos realizados pela Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto.

Fim do inchaço

 Você precisa apenas de 1 colher (sopa) de açafrão por dia para desencadear os poderes de redução de peso e eliminar a gordura localizada. "A dica é utilizá-lo em peixes, frango, arroz integral, risotos, sopas e até em molho para salada. No começo da dieta, pode ser usado todos os dias e, após um mês, três vezes por semana, para manter o peso", explica Vanessa Mara Lodi. Só um cuidado: se você está grávida ou amamentando, não deve investir na cúrcuma sem a orientação de um médico. O mesmo vale para pessoas com cálculos biliares ou úlceras estomacais.

Continuei minhas buscas e obtive mais informações na ABMC - Associação Brasileira de Medicina Complementar:

 Recentemente a literatura médica mostrou que a Cúrcuma possui os seguintes efeitos:
  1. Anticâncer
  2. Aumenta o efeito da quimioterapia nas situações de resistência a múltiplas drogas
  3. Antiaterosclerótico
  4. Antinflamatório
  5. Reduz o colesterol
  6. Diminui a oxidação da LDL
  7. Inibe a agregação das plaquetas
  8. Diminui o tamanho da trombose no infarto do miocárdio
  9. Diabetes tipo II: hipoglicemiante, diminui os níveis de hemoglobina glicosilada e diminui a microalbuminúria
  10. Esclerose Múltipla: diminui as crises de exacerbação
  11. Alzheimer: retarda o processo degenerativo
  12. Fibrose cística: corrige alguns defeitos
  13. Doenças inflamatórias dos olhos: uveíte anterior crônica, pseudotumor orbital idiopático
  14. Diminui as dores na artrite reumatoide
  15. Efeito nas doenças de pele: psoríase e dermatites
  16. Efeito na esclerodermia
  17. Estimula regeneração muscular
  18. Melhora a regeneração das feridas
  19. Cicatriza escaras
  20. Protege o fígado e rins de lesões tóxicas
  21. Aumenta a secreção biliar
  22. Diminui a formação de cálculo biliar
  23. Efeito nas doenças inflamatórias de intestino
  24. Protege contra a formação de catarata
  25. Protege o pulmão da fibrose
  26. Inibe a replicação do HIV
  27. Inibe a reprodução das leishmanias
Estou usando, não mais em cápsulas, mas na comida do dia-a-dia e posso garantir que está funcionando, viu?!

Custa tão baratinho e está disponível em qualquer prateleira de temperos nos supermercados. Vale a pena tentar!!

E no meu pão quentinho tem, no omelete tem também, nos cozidos e nas carnes, dá muito mais que cor, dá vitalidade! E termogênico e emagrece!!

Por hoje é só. Tenham um final de semana iluminado!!
Beijão.

8 comentários:

  1. menina aqui em casa plantamos açafrão, dai nunca mais eu quis saber de comprar kkkkk ele e bem melhor natural do quintal ... adorooo ..acho que por isso não gripamos mais ...

    saudades de você sua linda ... beijos .

    http://correcamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. amo arroz e farofa com açafrão... bjokas lindeza e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  3. Uma vez fiz com arroz mas na verdade ninguém gostou aqui em casa , mas vou tentar usar de novo em outras comidinhas quem sabe consigo encontrar um prato gostoso para todos pois preciso disso para não achar cozinhar um martírio...kkkk é sério tenho fases com a comida ora amo outra ora não quero nem pensar em fazer...mas dependo disso para ter resultados positivos no emagrecimento e não ficar a comer besteiras... Alisson te desejo uma ótima semana , bjs Dani

    ResponderExcluir
  4. Já gostei!!! Temperos naturais são muito melhores e saudáveis do que sal e porcarias em caixinha que vendem por aí.

    ResponderExcluir
  5. Olá Alisson!
    Obrigada pela força!
    Que informativo bacana! Vou apostar na especiaria!
    Tenha uma semana maravilhosa!
    Vou te linkar.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Adoro açafrão! Deixam a comida com uma cor e um sabor especiais!!!
    Sabia que era bom, mas não imaginava tantos benefícios!
    Bjs! =)

    ResponderExcluir
  7. Oi! Agradecendo a visita e aproveitando para conhecer um pouquinho da tua estória...e vi que já tinha andado por aqui (lá nos posts do pessoal que gravava "nas tuas terras"). Tudo muito interessante por aqui. Beijinhos e boa semana. Virei mais vezes. Beijão

    ResponderExcluir
  8. Alisson, adorei seu post.Eu adoro açafrão... mas tive uma duvida... Quando eu usava açafrão, usava 1 colher de chá. No texto fala 1 colher de sopa por dia. O que vc acha? me conta como vc usa? qual a quantidade?

    Gostei pela perda de peso mas gostei tbm dos beneficios que ele traz entao quero aderir!!!

    Obrigada pelo post e pela visitinha no blog. Beijo grande!!

    ResponderExcluir