Olá!
Depois de dias de calor insuportável, veio a chuva mansa refrescar o meu final de semana e oportunizar o consumo de comidinhas funcionais e quentinhas... tem pãozinho fresquinho no forno, sem glúten e sem lactose e com especiarias para dar um boooommm no metabolismo. Mas a receita fica para outra postagem, pois, o objetivo é falar de uma especiaria AMARELINHA que só traz benefícios á saúde e de quebra ajuda a queimar os pneuzinhos, rsrsrs...
Eu descobri as propriedades da cúrcuma ou açafrão da terra através de uma reumatologista, há dois anos atrás, quando comecei a sentir dores nas articulações dos joelhos e das mãos. Fiz uma série de exames e nada constou, então, ela me apresentou um jeito mais natural - açafrão da terra - para aliviar as dores. E funcionou, tomei cápsula de 500mg deste tempero fantástico e a dores sumiram.
O tempo passou e um dia desses descobri em um artigo da Revista Máxima outras propriedades dessa belezura e resolvi novamente apostar nessa raiz e compartilhar com vocês, todos os benefícios dela. Abaixo, o texto "ipsis litteris" da Revista Máxima:
.jpg) |
Imagem da WEB |
O açafrão (ou cúrcuma) equilibra os níveis de açúcar no sangue e mantém o organismo sempre em bom funcionamento, o que ajuda na constante quebra de gordura. Os especialistas garantem que é possível eliminar 4 kg em 21 dias incluindo esse tempero no cardápio ou fazendo uso oral de uma cápsula de cúrcuma diariamente.
Como funciona
O açafrão pisa no freio do ganho de peso no momento em que chega ao intestino. É o que garante o médico Barry Sears, presidente da Fundação de Pesquisa sobre Inflamação (EUA): "Numa dieta normal, milhões de toxinas passam pela corrente sanguínea e contribuem para a formação de células adiposas. Quando elas inflamam, a pessoa engorda, e o açafrão ataca justamente esse processo". Estudos explicam que o tempero diminui a produção de gordura e ainda age como um anti- inflamatório natural. Tudo graças à curcumina, substância que dá o pigmento amarelo ao alimento. "Ela faz uma varredura, eliminando as toxinas e acabando com as inflamações, que podem estar em forma de gordura localizada e celulite", afirma a nutricionista Vanessa Mara Lodi, de Florianópolis (SC).
Essa faxina começa quando o açafrão encontra as células adiposas do nosso corpo e emite uma ação mutiladora que quebra a gordura. O sistema imunológico coopera nesse processo e aumenta o poder de limpeza das células. Os cientistas descobriram ainda que o tempero paralisa a produção de moléculas que colaboram com a formação do tecido gorduroso. E não é tudo: o açafrão também é termogênico, ou seja, aumenta a temperatura corporal, o que ajuda a acelerar ainda mais o metabolismo. A afirmação é da americana especialista em longevidade Dian Griesel. "Quando as células estão quentes, o metabolismo delas acelera - é como se elas tivessem deixado o sofá e saído para uma corrida", afirma. Sozinho, o efeito térmico pode queimar 350 calorias por dia.
Quando o processo emagrecedor evolui, a cúrcuma trabalha para curar o corpo, impedindo que os quilos perdidos retornem. Em outra pesquisa, descobriu-se que o açafrão é capaz de reparar os tecidos do fígado que foram danificados por toxinas. "Esse órgão sadio diminui a quantidade de ‘lixo’ circulando e isso reduz a necessidade do corpo de produzir gordura", afirma Dian Griesel.
O tempero também melhora a habilidade do corpo em equilibrar o açúcar no sangue. Numa amostra clínica conduzida na Ásia, pessoas pré-diabéticas foram submetidas a uma dieta com açafrão por seis meses. Nove meses depois, nenhuma delas havia desenvolvido a doença, enquanto 19% das que estavam no grupo de controle e que não comeram açafrão ficaram diabéticas. A cúrcuma ainda combate o mal de Parkinson e o Alzheimer, de acordo com estudos realizados pela Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto.
Fim do inchaço
Você precisa apenas de 1 colher (sopa) de açafrão por dia para desencadear os poderes de redução de peso e eliminar a gordura localizada. "A dica é utilizá-lo em peixes, frango, arroz integral, risotos, sopas e até em molho para salada. No começo da dieta, pode ser usado todos os dias e, após um mês, três vezes por semana, para manter o peso", explica Vanessa Mara Lodi. Só um cuidado: se você está grávida ou amamentando, não deve investir na cúrcuma sem a orientação de um médico. O mesmo vale para pessoas com cálculos biliares ou úlceras estomacais.
Continuei minhas buscas e obtive mais informações na ABMC - Associação Brasileira de Medicina Complementar:
Recentemente a literatura médica mostrou que a Cúrcuma possui os seguintes efeitos:
- Anticâncer
- Aumenta o efeito da quimioterapia nas situações de resistência a múltiplas drogas
- Antiaterosclerótico
- Antinflamatório
- Reduz o colesterol
- Diminui a oxidação da LDL
- Inibe a agregação das plaquetas
- Diminui o tamanho da trombose no infarto do miocárdio
- Diabetes tipo II: hipoglicemiante, diminui os níveis de hemoglobina glicosilada e diminui a microalbuminúria
- Esclerose Múltipla: diminui as crises de exacerbação
- Alzheimer: retarda o processo degenerativo
- Fibrose cística: corrige alguns defeitos
- Doenças inflamatórias dos olhos: uveíte anterior crônica, pseudotumor orbital idiopático
- Diminui as dores na artrite reumatoide
- Efeito nas doenças de pele: psoríase e dermatites
- Efeito na esclerodermia
- Estimula regeneração muscular
- Melhora a regeneração das feridas
- Cicatriza escaras
- Protege o fígado e rins de lesões tóxicas
- Aumenta a secreção biliar
- Diminui a formação de cálculo biliar
- Efeito nas doenças inflamatórias de intestino
- Protege contra a formação de catarata
- Protege o pulmão da fibrose
- Inibe a replicação do HIV
- Inibe a reprodução das leishmanias
Estou usando, não mais em cápsulas, mas na comida do dia-a-dia e posso garantir que está funcionando, viu?!
Custa tão baratinho e está disponível em qualquer prateleira de temperos nos supermercados. Vale a pena tentar!!
E no meu pão quentinho tem, no omelete tem também, nos cozidos e nas carnes, dá muito mais que cor, dá vitalidade! E termogênico e emagrece!!
Por hoje é só. Tenham um final de semana iluminado!!
Beijão.